Reunião entre engenheiros e vereadores

Ações públicas devem ser precedidas de planejamento, entendem profissionais e parlamentares

A retomada das atividades do Plano Diretor foi tema de reunião solicitada pela Associação dos Engenheiros com vereadores. O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira (15/4), na Câmara, e reuniu os engenheiros Nei Romanini, Fernando Tarallo e Disnei Cazetta. Entre os parlamentares, estavam o presidente Marcelo Martins (PSL) e os vereadores Edmércia Micheletti (PSB) e Rodrigo Novelli (PRB). Também participaram o diretor geral da Câmara, Flávio Morais, e o procurador legislativo, Jarbas Franco.

As consequências da chuva de 20 de março mais uma vez chamaram atenção para a necessidade de ações de infraestrutura, mas os presentes concordaram que sem planejamento urbano as ações públicas ficam esparsas e perdem eficácia.

O processo de revisão do Plano Diretor deve ser retomado. Este foi mais um ponto de concordância. O atual Plano Diretor (LC 2332/2006)) foi editado em 2006, com prazo de validade até 2016. Algumas poucas ações do processo de revisão foram executadas por empresa contratada pela prefeitura, mas não há notícias da continuidade. A ação mais concreta até agora foi a promulgação de nova edição da Lei de Zoneamento.

Os presentes também lembraram que a construção de programas de planejamento de médio e longo prazos deve ser precedida de participação popular, para refletirem a vontade e suprir as necessidades dos moradores de Itápolis.

Próximos passos

A Associação dos Engenheiros ficou encarregada de mobilizar órgãos públicos e sociedade organizada para engajamento na retomada do planejamento urbano. Propostas de novos encontros e encaminhamentos rápidos serão apresentados a um número maior de pessoas.