Leitura do Expediente - sessão 19set2018

Vereadores aprovam ingresso de R$ 650 mil no orçamento do SAAEI

A Câmara de Vereadores se reuniu em mais uma sessão ordinária, na noite de quarta-feira, 19 de setembro.

A primeira parte da sessão reservou homenagem à Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor José Toledo de Mendonça”,  pela conquista do 1º lugar entre as escolas municipais do Estado de São Paulo nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e o 6º lugar entre as escolas municipais nos anos finais (6º ao 9º ano) na edição 2017 do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O proponente da homenagem foi o vereador Tonicão D’Agostino (PSDB).

A secretária de Educação, Sandra Pípoli, pronunciou-se na Tribuna e agradeceu o bom desempenho da equipe escolar.

A professora Luciana Berti, coordenadora pedagógica da Escola, valorizou a equipe de trabalho e agradeceu a homenagem.

Veja as imagens da sessão (fotos de Marcelo Memento)

Projetos de lei

Dois projetos de lei relacionados ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o SAAEI, foram aprovados.

O primeiro, adiciona R$ 650 mil ao Orçamento da autarquia. O recurso é oriundo do superávit financeiro de 2017 e servirá para pagamento de despesas com energia elétrica.

O segundo, muda a forma de cobrança da taxa de esgoto para empresas que possuem sistema próprio de água, por meio de poços. A nova redação da lei diz que o SAAEI instalará hidrômetros para aferir o consumo de água e o esgoto deve ser cobrado com base na água consumida. Atualmente, a cobrança de esgoto das empresas com poços é baseada em um consumo diário de 200 litros por funcionário. A taxa de esgoto tem 50% do valor da taxa de água.

Requerimentos e moções

Além da moção de aplauso à Escola José Toledo de Mendonça, a sessão teve também reconhecimento ao estudante Diovane Augusto Domingos pelo recebimento da premiação no Zootecnia Brasil, maior evento do país na área de zootecnia, realizado em Goiânia – GO. O autor foi o presidente Alex Avansi (DEM). Na Tribuna, os vereadores enalteceram o homenageado.

Quatro requerimentos foram aprovados.

Requerimento 128/2018, do vereador Rodrigo Novelli (PRB)- requer informações sobre a Escola Agrícola.

Requerimento 129/2018, do vereador Marcelo Martins (PSL), requer informações sobre contratações e demissões de colaboradores da Santa Casa.

Requerimento 130/2018, também de Marcelo Martins - requer informações sobre servidores públicos municipais e agentes políticos do quadro de pessoal da Prefeitura de Itápolis.

Requerimento 131/2018, de Edmercia Micheletti (PSB) - informações a respeito da composição de cargos de secretários e adjuntos desde 2009 e ano de início de obras paralisadas no município.

Convocação de Secretário

A parte final da sessão foi reservada à sabatina do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Jotto. O secretário tratou de temas como geração de emprego, instalação de novas empresas e atuação da secretaria.

A próxima sessão ordinária será na quarta-feira que vem, dia 26 de setembro, às 18 horas.

→Assista à sessão de 19/9