Secretária Fernanda apresenta os números da Saúde

Nas audiências, Saúde também apresenta números

O início da manhã de segunda-feira (28/5) foi o período escolhido pela prefeitura para mostrar a representação numérica da situação fiscal e das ações em Saúde Pública dos primeiros quatro meses de 2018. No Plenário da Câmara, os secretários Adroaldo Curioni (Finanças) e Fernanda Bonfante (Saúde) interpretaram os dados.

Metas Fiscais

Em termos de números, o resultado do primeiro quadrimestre de 2018 é bastante satisfatório. A palavra déficit não apareceu em nenhum dos muitos quesitos apresentados.

Superávit, ao contrário, apareceu várias vezes, indicando saldo positivo na execução orçamentária e também na financeira, que ficou no azul em mais de R$ 6 milhões.

A receita apurada de janeiro a abril foi de R$ 39,2 milhões, o que corresponde a 35,24% do projetado para o ano.

As delimitações constitucionais também foram cumpridas. A folha de pagamento consumiu 44,74% da Receita Corrente Líquida, abaixo do limite prudencial de 51,3% e do teto de 54% para o Executivo. Em valores absolutos, foram gastos R$ 50.405.368,08 com salários e encargos da folha, no acumulado dos últimos 12 meses.

Na Educação, foram empenhados 31,49% da Receita.

Ouça o podcast desta notícia

Saúde superlativa

A maior secretaria do município, a Saúde, também mostrou suas ações, com gastos que passaram de 22% da receita.

Nos primeiros quatro meses do ano, foram 2190 viagens para outras cidades, com 13232 pacientes e acompanhantes transportados.

No mesmo período, foram apenas dois casos de dengue confirmados e mais de 970 mil itens entregues à população na Farmácia Municipal, com 215 pessoas atendidas por dia, em média. Foram 251 castrações em cachorros e gatos realizadas no Centro de Castração.

Quanto a exames e outros procedimentos realizados em Itápolis e principalmente nas cidades da região, os números superam 4500 e Itápolis, segundo a secretária Fernanda Bonfante, é a cidade campeã em não comparecimento dos pacientes agendados.

Alguns números também impressionam pela inexpressividade. Entre as 221 cirurgias eletivas registradas, foram 86 cesáreas e apenas seis partos normais. Apesar de pequeno, o número é maior que o do quadrimestre anterior, quando nenhum parto normal foi registrado.

Veja os números das metas fiscais

Veja os números da Saúde

Assista às audiências

Acompanhe a Câmara de Itápolis nas redes sociais

facebook.com/camaramunicipaldeitapolis                     twitter.com/camaraitapolis

youtube.com/CâmaraMunicipalItápolis                         instragram.com: camaraitapolis

Site: www.camaraitapolis.sp.gov.br                               E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.