Vereadores querem 4% de aumento

Projeto do Executivo apresenta índice inflacionário de 2017. Não há proposta de aumento no valor do ticket

A Câmara recebeu na tarde de quinta-feira (1º/3) projeto do prefeito que repõe a perda inflacionária de 2017 nos salários dos servidores da prefeitura e SAAEI. O índice de reposição é de 2,95%, conforme apurado no IPCA do ano passado. O aumento retroage a 1º de janeiro, data-base dos servidores municipais.

Um dia antes da chegada do projeto, na sessão de 28 de fevereiro, todos os vereadores assinaram indicação ao prefeito pedindo aumento de 4% nos salários, mais aumento de R$ 20,00 no valor do ticket-alimentação, que passaria de R$ 480,00 para R$ 500,00. Até a tarde de sexta-feira (02), não havia chegado à Câmara qualquer projeto de aumento no valor do ticket.

De acordo com estudo da prefeitura, a revisão de 2,95% acresce R$ 1,2 milhão às despesas com pessoal em 2018, que devem chegar a R$ 51,4 milhões.

Vereadores querem 4% e Orçamento comporta

Os vereadores, porém, pediram majoração de 4%, o que geraria aumento real de 1,05% nos salários. Os parlamentares alegaram que se deve iniciar um processo de reposição das perdas de 2017, quando não foi concedida a reposição completa da inflação.

De fato, estudo da prefeitura anexado ao projeto de lei mostra que o Orçamento de 2018 prevê R$ 52,1 milhões em gastos com pessoal, quase R$ 1 milhão a mais que o valor estimado com o aumento de 2,95%.

Os vereadores também lembram que Itápolis deve receber quase R$ 500 mil a mais no Fundo de Participação dos Municípios, provenientes do auxílio financeiro prestado pelo Governo Federal.

Quanto ao aumento de R$ 20,00 no ticket-alimentação, os vereadores sustentam que não haveria qualquer impacto financeiro, visto que a prefeitura, ao licitar a empresa que gerencia o benefício, conseguiu taxa negativa de 6,41%, o que amorteceria o aumento.

Urgência indeferida

No projeto de 2,95%, o prefeito requereu tramitação em regime de urgência (até 40 dias), mas o presidente Alex Avansi (DEM) deve indeferir. O presidente quer tempo para negociar uma eventual ampliação do valor. Além disso, como a reposição retroage a 1º de janeiro, não haveria prejuízo aos servidores.

Acompanhe a Câmara de Itápolis nas redes sociais

facebook.com/camaramunicipaldeitapolis                  twitter.com/camaraitapolis

youtube.com/CâmaraMunicipalItápolis                      instragram.com: camaraitapolis

Site: www.camaraitapolis.sp.gov.br                           E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.