14nov2017-Valentim Baraldi
Covizzi responde dúvidas de vereadores

Diretora da Apae, presidente local da OAB e secretário de Esportes também falam na sessão

Além dos discursos dos vereadores, a sessão ordinária da tarde de 14 de novembro foi marcada pelo pronunciamento de diretores de entidades e secretários municipais. Somando os debates e votações de projetos e das outras proposições, a sessão se prolongou cinco horas ininterruptas.

Sérgio Covizzi, secretário de Cultura, atendeu convocação do vereador Marcelo Martins (PSL), aprovada pelos demais, e respondeu aos questionamentos dos vereadores. Em alguns momentos da sabatina o tom subiu, especialmente nas considerações do vereador Ricardo Negrão (PTB).

Covizzi explicou que Itápolis deixou de receber o Circuito Sesc de Artes por falta de público e que, pela demanda de outras cidades, Itápolis entrou em um sistema de rodízio com outros municípios. A falta de conselheiros itapolitanos no Sesc regional também contribuiu para a perda do evento.

Assunto que ganhou destaque, com vários apontamentos dos vereadores, foi o show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, que comemorou o aniversário da cidade. O show e a estrutura custaram R$ 198.800,00.

Tursimo, Faita, cinema e museu também foram temas debatidos na sabatina.

Apae

A diretora financeira da Apae de Itápolis, Sônia Zuliani, fez uso da Tribuna Popular. A dirigente pediu que os vereadores direcionem recursos à entidade por meio das emendas parlamentares impositivas ao orçamento de 2018.

Sônia descreveu as agruras da Apae para fechar o exercício financeiro. A entidade possui 35 empregados que cuidam de 175 alunos, todos portadores de necessidades especiais. A folha de pagamento mensal gira em torno de R$ 60 mil. O déficit de 2017 está projetado em mais de R$ 300 mil.

Veja as fotos da sessão (fotos de Valentim Baraldi)

Ordem do Dia

A aprovação de Moção de Aplauso de Professor Antonio (PMDB) à subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil motivou discurso do presidente da entidade, o advogado e ex-vereador Antonio Dinizete Sacilotto. O advogado descreveu as particularidades da entidade e agradeceu a homenagem dos vereadores.

Professor Antonio também homenageou a Secretaria de Esportes pela realização dos Jogos Paulistas de Relações Internacionais em Itápolis (JOPRI), entre os dias 02 a 05 de novembro. Na Tribuna, o secretário da pasta, Natanael Comelli, agradeceu o reconhecimento.

Rodrigo Novelli (PRB) foi autor de Moção de Aplauso direcionada ao prefeito e ao vice-prefeito pela decisão de manter 100% do subsídio aos alunos de graduação que se beneficiam do transporte universitário. Os vereadores se alternaram na Tribuna para debater a manutenção do subsídio em 2018.

Tonicão D’Agostino (PSDB) homenageou os radialistas pelo dia do profissional, comemorado em 07 de novembro.

Quatro projetos de lei foram aprovados, sendo três do prefeito e um do vereador Ricardo Negrão.

Negrão fixa a data de 25 de outubro como dia de combate ao preconceito das pessoas portadoras de nanismo.

A criação de comissão de fiscalização de entidades que recebem recursos da prefeitura, a distribuição de honorários sucumbenciais aos advogados do SAAEI e o novo Conselho Municipal de Turismo receberam votos favoráveis de todos os vereadores.

A próxima sessão ordinária será na quarta-feira, dia 22 de novembro, às 18 horas.

→Assista à sessão de 14 de novembro