Moção em alusão à data foi aprovada em sessão

Homenagem às mães foi um dos temas envolvidos na sessão de Câmara de 10 de maio.

Inspirados em Moção de autoria de Professor Antônio (PMDB), os vereadores subiram à Tribuna e enalteceram às mulheres que carregam o dom da maternidade.

Leia o texto da Moção

O Dia das Mães teve a sua origem no princípio do século vinte, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anna com uma festa. Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas.

Segundo Anna Jarvis o objetivo deste dia seria tomarmos novas medidas para um pensamento mais ativo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.

Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo mundo.

História à parte é importante salientar que “Mãe” é a mulher que gera e dá à luz ao filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.

Ser mãe é poder transmitir ao mundo o melhor que a vida tem. É projetar um pouco de nós no futuro é eternizar no tempo as memórias de nossos avós.

É sentir a vida a palpitar quando renascem as esperanças, sentir a alegria de viver como quando ainda éramos crianças.  É sentir a responsabilidade acrescida porque alguém depende inteiramente da nossa vida.

As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.

Como diria Paul Raynal: "Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro que tudo, é somente o amor de mãe”.

É através da educação da mãe que a criança constrói vínculos essenciais com a sociedade em que vive, desenvolvendo na força da troca amorosa e do mútuo afeto uma personalidade equilibrada, capaz de contribuir futuramente para a construção de um mundo melhor.

Desejamos a todas as mães um Feliz Dia e que Deus abençoe cada instante deste seu dia, conservando sempre o sorriso doce e meigo de nossas mães.

Esta Moção expressa o reconhecimento pela admirável missão das Mães.