Secretária de Saúde na sessão de 05 de abril

Votação de proibição de celulares nas sessões não foi concluída

A Câmara Municipal se reuniu em sessão ordinária na noite de quarta-feira (05). O Centro de Castração de Animais foi um dos temas debatidos na reunião.
A secretária de Saúde Fernanda Bonfante Del Forno atendeu convocação da Câmara e respondeu questões levantadas pelos vereadores.

Castração para todos

O primeiro tema abordado foi a universalização da castração. De acordo com a secretária, o Centro funciona como uma espécie de SUS para os animais, sendo acessível para toda a população que tenha gatos ou cachorros.

Exame preliminar

Não são realizados exames laboratoriais necessários ao pré-operatório, mas há intenção de contratação dos exames para submissão dos animais antes da castração. Três animais morreram no procedimento desde 04 de abril de 2016.

Novo local

O Centro de Castração continua no mesmo local (anexo ao Centro Comunitário) até que se ajuste um novo espaço, projetado para ser um Centro de Zoonoses, com castração e abrigo. Há intenção de se implantar o Centro de Zoonoses no espaço da prefeitura no bairro rural São Pedro, onde se planejava construir um centro de recuperação de usuários de drogas.

Números

De acordo com levantamento da secretaria de Saúde, em um ano de atendimento, 572 animais foram castrados. O número de apenas três óbitos é considerado extremamente positivo para o serviço. A média é de três castrações por dia.

Ordem do Dia

A votação do projeto de Resolução que proíbe o uso de celulares, outros aparelhos eletrônicos e leitura de materiais impressos sem relação com a sessão não foi concluída.

A única aprovação foi de emenda que restringe proibição de uso apenas de telefones celulares, retirando do texto os outros aparelhos eletrônicos.

A emenda que exclui do texto a proibição de leitura de impressos de conteúdo não relacionado à sessão foi retirada de pauta juntamente com o projeto. Não houve consenso se a proibição restringiria a atividade parlamentar.

A conclusão das votações deve se dar na sessão do dia 12 de abril.

Assista à sessão de 05 de abril