Edmércia, primeira mulher a presidir a Câmara

Única chapa inscrita tem votos suficientes para eleição. Nova Mesa assume em 1º de janeiro

 

Passados mais de 120 anos dos primeiros registros dos nomes que ocuparam a Chefia do Legislativo do município de Itápolis, Edmércia Micheletti Diniz (44) será a primeira mulher a assumir o posto máximo da Mesa Diretora da Câmara. A vereadora do PSB encabeça a única chapa inscrita para a eleição de 03 de dezembro.

A chapa também é composta por Lourival Tomé (PR), como vice-presidente, e Gustavo Oliveira (PMN) e Vanderlei Araújo (PSDB) como primeiro e segundo secretários. Ivanildo Carlos (PV) subscreveu o protocolo, o que garante a maioria de cinco votos para a eleição.

A nova Mesa assume de forma automática em 1º de janeiro de 2015, com mandato até 31/12/2016.

Antônio Florêncio Terra, em 24/04/1891, foi o primeiro presidente da Câmara. De lá pra cá, a Chefia do Legislativo foi sucedida apenas por homens. Edmércia Micheletti quebra essa escrita.

Veja
Documento de protocolo da chapa
Relação de todos os presidentes da Câmara

Primeira prefeita

A história pode reservar um capítulo feminino também para o Poder Executivo. Na condição de presidente da Câmara, Edmércia Micheletti pode assumir o posto de prefeita interina, a partir de primeiro de janeiro.

Para isso, duas situações precisam se efetivar. A primeira delas é a manutenção da situação jurídica do prefeito Júlio Mazzo (PRP) e do vice Zequinha Kawachi (PSDB), que tiveram seus diplomas cassados pela Justiça Eleitoral. A segunda, é a rejeição dos vereadores a uma emenda à Lei Orgânica que estende o mandato do atual prefeito Guto Biella (PV) até as eleições suplementares. A matéria tramita pela Câmara.